X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

INFLUÊNCIA DA CASTRAÇÃO SOBRE O ACABAMENTO E RENDIMENTO DE CARCAÇA

CASTRADO X INTEIRO - QUAL A DIFERENÇA?

INFLUÊNCIA DA CASTRAÇÃO SOBRE O ACABAMENTO E RENDIMENTO DE CARCAÇA
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Autor: CAIO DE ASSIS ROSSATO

Postado: 15/01/2020

A cada dia que passa o produtor rural fica mais preocupado em produzir carcaças que possam trazer rentabilidade ao seu sistema de produção e também atender as necessidades do frigorífico, pensando nisso separamos alguns resultados e fizemos algumas análises para que o pecuarista possa realizar a melhor tomada de decisão possível dentro da propriedade. Neste artigo falaremos sobre os métodos de castração e a influência sobre a qualidade e rendimento de carcaça.

 

1.    A CATEGORIA ANIMAL E RENDIMENTO DE CARCAÇA.

Dentro da categoria animal podemos classificar como Machos Inteiros (MI) e Machos Castrados (MC). A PECBR analisou o rendimento de carcaça com identificação individual de mais de 11700 animais e separou os dados por categoria.

Para melhor entendimento de como a categoria do animal pode interferir no rendimento de carcaça separamos alguns resultados de diferentes categorias de animais confinados submetidos ao mesmo tratamento. Lembrando que são animais confinados que antes de serem embarcados são submetidos ao jejum alimentar (retira-se o último trato do dia anterior ao embarque).

 

Tabela 1. Comparativo de diferentes categorias de animais nelore confinados.

INFLUÊNCIA DA CASTRAÇÃO SOBRE O ACABAMENTO E RENDIMENTO DE CARCAÇA

2.    MÉTODOS DE CASTRAÇÃO E RENDIMENTO DE CARCAÇA.

Na análise feita por Restle et al, 1996, ele submeteu animais ao mesmo manejo alimentar (á pasto) e realizou a castração com burdizzo e faca, provando que não há diferença entre os métodos de castrações físicas para o rendimento de carcaça. Um fator importante de se pontuar é que os animais inteiros tiveram maior rendimento de carcaça quando comparado com  os castrados.

 

Tabela 2. Comparação de rendimentos entre diferentes métodos de castração.

INFLUÊNCIA DA CASTRAÇÃO SOBRE O ACABAMENTO E RENDIMENTO DE CARCAÇA

CLIQUE AQUI PARA CURSO ONLINE – ACOMPANHAMENTO TÉCNICO DE ABATES 2.0

3.    ACABAMENTO DE CARCAÇA PARA ANIMAIS INTEIROS x CASTRADOS.

A PECBR analisou os dados de animais submetidos ao mesmo manejo alimentar em sistema de semi-confinamento onde os animais inteiros foram embarcados com 591 Kg (19,[email protected]) e os animais castrados com 566 Kg (18,[email protected]).

Gráfico 1. Acabamento de carcaça de animais inteiros x castrados.

INFLUÊNCIA DA CASTRAÇÃO SOBRE O ACABAMENTO E RENDIMENTO DE CARCAÇA

Percebe-se que os animais castrados são mais eficientes na deposição de gordura na carcaça, tendo carcaças com índice de 49,1% a mais de carcaças medianas (3-6 mm de gordura).

 

Conclusão: Para melhor eficiência de deposição de gordura na carcaça o produtor rural pode optar pela castração dos animais, sabendo que haverá um menor desempenho no rendimento de carcaça (ao menos 1,2%) e peso ao abate (quase uma arroba).

 

FONTE: BANCO DE DADOS PECBR CONSULTORIA

RESTLE,J.; GRASSI,C.: FEIJÓ, G. L. D. Desenvolvimento e rendimento de carcaça de bovinos inteiros ou submetidos a duas formas de castração, em condições de pastagem. Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, v.25, n.2,p. 324-333, mar./abr. 1996.

 

IMPORTÂNCIA DA IDADE DE BOVINOS E A BONIFICAÇÃO DA INDÚSTRIA FRIGORÍFICA

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Deixe seu comentário aqui:

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego.
Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Privacidade.

Sim, eu aceito.